Disjuntor ou Fusível o que fazem, qual usar?
Veja a diferença, entenda seus usos. Saber analisar se é necessário, quando é, e o que muda de um dispositivo no para outro faz toda a diferença.
Disjuntor é um dispositivo mecânico de proteção contra sobrecarga, contra riscos de derretimento na fiação condutora por limite de corrente. Ele tem um botão de rápido acionamento que arma e desarma, então ao contrário do fusível que é feito para queimar. Já o Fusível também é de proteção contra sobrecarga, porém mais proveniente de um incidente ou melhor um curto circuito que traz um grande prejuízo a instalação.
O ponto em comum é que ambos protegem contra sobrecargas, ambos interrompem o circuito por um mal funcionamento ou algo perigoso para a instalação ou circuito;
A principal diferença é no comportamento: Fusível prevê um curto. Lembro ainda que existe diferentes tipos de fusíveis, desde os de ação rápida usado em eletroeletrônicos e os de ação lenta, terno mais adequado, antigamente chamados de fusível retardados, hoje essa palavra caiu de uso, recomendo usar o termo ação lenta.
Quer saber mais, confira também o vídeo =>
Comments