top of page

Filtro de linha ou Protetor - Como comprar certo

Será que comprou certo, Filtro ou Protetor? Muita gente não sabe disto e compra errado. Nesse vídeo vamos expor as diferenças entre um e outro e te ajudar na decisão.

A primeira coisa antes de comprar é saber que existem filtros de linha e protetores 110V, 220V, ou ainda bivolt, independente da sua escolha, seja filtro ou protetor, precisa comprar ele certo, de forma que atenda a sua necessidade, sua rede ou condições locais.

Outra coisa importante é ver a sua necessidade, existem por exemplo filtros de linha/ protetores que suportam ate 2A de corrente e outros que suportam até 10A por exemplo. Um destes convencionais são os de 2 a 3A , que suportam uma TV, um vídeo game, mas não suportam um potente secador de cabelo. Já para usar secador de cabelo por exemplo o ideal é comprar um filtro de linha ou protetor de 10A ou mais, ai sim ele suportaria sem risco de queimar o fusível, pois aí ele suporta maiores potencias de equipamentos ligados a ele. Então veja a demanda que precisa antes de comprar.


Agora vamos as diferenças básicas resumidas entre ambos, o Filtro protege e filtra a rede, já o protetor apenas protege.


Vamos entender seus papeis, como de fato eles funcionam:

O FILTRO DE LINHA: Protege de descargas elétricas + filtra ruídos , surtos

ou seja: uma combinação do Fusível Rápido que protege de curto circuitos e um Varistor que protege contra sobretensão, picos de tensão e indiretamente ajuda a evitar ruídos. Normalmente o Filtro de linha possui internamente também um (capacitor / indutor) que tem o papel de filtrar ruídos. Então é muito comum termos filtros capacitivos e indutivos, sendo o mais afetado o capacitivo.

Venho aqui aproveitar para enfatizar que se seu filtro é capacitivo, ou seja possui um capacitor como elemento filtrante, e não tiver ligado no terra, provavelmente não irá filtrar nada. O ruído de sinal, ele tende a escoar pelo terra. Então podemos dizer que filtro de linha " Filtra ruídos+ estabiliza ( regula ) "

Alguns fabricantes ainda resistem a uso de normas, deixando seu produto a ineficiente.

Um Protetor de linha deveria ter uma chave, fusível mais varistor para ser um bom protetor eletrônico, o problema é que muitos fabricantes insistem em colocar apenas um fusível como parte de proteção, faltando o principal elemento contra surtos, o Varistor, tornando o protetor apenas uma extensão com fusível, nada além. Quer saber mais, assista também o vídeo =>




Comentários


bottom of page